PIBID : vivências e construção do saber

Autores/as

Catarina André Hand
Universidade de Sorocaba (Uniso)
Daniele de Oliveira Garcia
Universidade de Sorocaba (Uniso)
https://orcid.org/0000-0001-6182-5792
Maria Regina Vannucchi Leme
Universidade de Sorocaba (Uniso)
Vania Regina Boschetti
Universidade de Sorocaba (Uniso)
https://orcid.org/0000-0001-5119-2987

Palabras clave:

programa de residência pedagógica, professores-formação

Sinopsis

A Universidade de Sorocaba (Uniso) é comunitária, reconhecida pela relevância de sua atuação Regional, que abrange 28 (vinte e oito) municípios. Apesar de atender a estudantes advindos das diversas cidades na região em que está situada, o Programa (Pibid) da Uniso, em 2023, centralizou suas ações nas escolas públicas de Educação Básica na cidade de Sorocaba, visto ser um município de larga extensão territorial e demográfica. Nesta Instituição de Ensino Superior – IES, durante as reuniões ordinárias com os coordenadores dos cursos de licenciatura, sempre há espaço na pauta para o Pibid e para o Programa de Residência Pedagógica, mantendo os dois programas como parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI de 2020-2024) e dos Planos dos Cursos das Licenciaturas, todos revistos em 2022. Pretende-se consolidar, assim, um programa de estágio supervisionado pautado em uma imersão planejada e sistemática em ambiente escolar que aperfeiçoe a formação docente e, para isso, conta-se com o apoio do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica que, articulados, dão corpo a tal objetivo. O Pibid exerce um papel inovador e fundamental para a formação dos futuros professores, matriculados nos cursos de licenciatura da Universidade de Sorocaba. O diferencial desse programa está em permitir a convivência com o cotidiano escolar, o que possibilita transformar a visão do universitário e aprimorar a sua formação dentro do local de atuação, a escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele de Oliveira Garcia, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Educação, Mestre em Comunicação e Cultura, Especialista em Design Instrucional para EaD. Graduada em Letras - Habilitação em Português e Literaturas e em Design Gráfico. Professora nos colegiados de Letras, Comunicação - Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade - Design e Jogos Digitais na Uniso. Coordenadora das licenciaturas EaD na Uniso e coordenadora da área de Letras do PIBID. É docente do banco de avaliadores do INEP. Tem experiência em tutoria para EaD Online, Formação de Professores para uso das novas mídias em sala de aula, Design Gráfico aplicado à educação e Inovação e Criatividade.

Maria Regina Vannucchi Leme, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1983) e,Latu Sensu, em nível de Especialização, em Cultura Brasileira (1988 ) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995). É docente das disciplinas Prática de Ensino de História, História Antiga 1, História Antiga 2, História Medieval e História da Arte. Coordenadora do curso de licenciatura de História da Universidade de Sorocaba( 2010 - 2018 )Tem experiência na área de ensino e pesquisa em História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura , alteridade, América, identidade, antiguidade,antropologia , medievalismo , história da arte e prática do ensino de História. Coordenou o subprojeto de História do Pibid-Uniso de 2012 a 2018.

Vania Regina Boschetti, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1971), Graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí (1977), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e Doutorado em Ciências, área de Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (2004). É professora titular de História da Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Descargas

PDF/EPUB

Publicado

diciembre 19, 2023

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-89550-19-8

Fecha de publicación (01)

2023-12-19