Submissões

Realizar um cadastro e consequente login são necessários para submeter trabalhos e acompanhar a situação de submissões correntes. Login em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Verificação da submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, e não está em outra editora para avaliação;
  • Os autores, organizadores e detentores da propriedade intelectual concordam com o Licenciamento Licença Creative Commons utilizada pela Eduniso. O ícone correspondente à licença adotada está reproduzido neste website.
  • O autor é detentor dos direitos autorais, concorda com o licenciamento da obra em acesso aberto e permite divulgação/reprodução da obra pela Eduniso.
  • O texto contém acima de 49 páginas e está devidamente formatado, padronizado conforme diretrizes para autores, disponível neste website.

Diretrizes para autores

Normas para submissão de original

O texto pode ser redigido nos idiomas português, inglês ou espanhol. 

Dissertações e Teses devem seguir as orientações de submissão, adaptadas para o formato livro, com linguagem acessível e fluida para um público além da banca avaliadora. O texto deve ser organizado com informações adicionais e/ou alterações;  quando necessário atualizar datas; as palavras tese/dissertação (se houver) devem ser modificadas para livro ou obra e revisar os tempos verbais.   

A identificação de autoria(s) deve(m) ser preenchidas de maneira correta e completa na etapa 3 da submissão ou no perfil de usuário – Nome completo; Vínculo institucional; Cidade, Estado, País, link do Currículo Lattes no campo URL, link do ORCID e Biografia com titulação. Os originais enviados sem esses dados, serão recusados. 

Respeitando o sistema de avaliação as cegas, os dados de identificação de autoria, não deverão constar no documento (word) submetido, assim como no texto não deve conter referências que permitam a identificação da autoria.

Em caso de aprovação do texto para publicação, os autores devem providenciar revisão gramatical do texto e indicar, na página final, os créditos do responsável pela revisão (nome completo e endereço eletrônico). Para atender esta  solicitação será acrescido prazo, acordado entre as partes, para entrega final dos arquivos. Após atender a solicitação o texto passa à fase de produção, compreendida pelas etapas de revisão, normalização, diagramação, criação de capa e publicação.

IMPORTANTE: Os autores se responsabilizam pelos custos com a revisão gramatical.

Direitos autorais: Quando necessário, enviar “Autorização para uso de imagem”, como documento complementar (PDF assinado) pelo sistema, no momento da submissão. Utilizar o Template disponibilizado em Diretrizes para Autores.

APRESENTAÇÃO 

O arquivo deve ser em Word, formato A4; margem esquerda e superior 3, margem direita e inferior 2; fonte Segoe UI, tamanho 12 para texto e tamanho 10 para citações com mais de três linhas; notas de rodapé; fontes e legendas de ilustrações. O texto deve ser digitado com espaçamento antes e depois 6 e espaçamento entrelinhas 1,5; nas citações com mais de 3 linhas, o espaçamento antes é 12 e o depois é 18 e espaçamento entrelinhas simples; para notas de rodapé; fonte e legenda de ilustrações, o espaçamento antes e depois é 6 e espaçamento entrelinhas simples, conter acima de 49 páginas.  

Títulos de obras; menções de capítulos, artigos, poema etc., quando inserido no corpo do texto, entre aspas, sem itálico. 

 

 ► ESTRUTURA 

A estrutura do manuscrito deve constar os itens editorias na sequência:    

a) Título curto e objetivo: deve ser inédito. 

b) Dedicatória: opcional. Posicionada na parte inferior direita da página. 

c) Agradecimentos: opcional. Texto de reconhecimento àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração da publicação. 

d) Epígrafe: opcional. Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com o assunto tratado no corpo do texto. Pode ser posicionada em folha distinta e/ou na abertura dos capítulos. A formatação fica a critério do autor, mas sugerimos que siga a formatação da dedicatória, para padronização. Não leva aspas. 

e) Sumário: Evite subseções extensas e em demasia, não precisa inserir páginas.  

f) Prefácio: opcional. Reservado à um convidado, com conhecimento sobre a temática da publicação. Inserir o nome do prefaciador ao final do texto. Pode conter no máximo 5 mil caracteres com espaço. 

g) Apresentação: opcional. Texto elaborado pelo autor, descreve o conteúdo do livro de forma a despertar o interesse do leitor. Pode conter no máximo 5 mil caracteres com espaço. 

h) Introdução: Apresentar o tema geral do livro de forma clara, breve e direta. Deixar claro qual o público-alvo, qual o diferencial da publicação e suas vantagens. Deve ser um texto atrativo, com o objetivo de gerar interesse pela leitura.   

i) Texto: Organizado com introdução; desenvolvimento e conclusão; linguagem acessível e fluida.  

j) Referências: Indicar apenas autores citados no texto, devem compor uma lista em ordem alfabética no final do livro, padronizadas de acordo com as normas da ABNT NBR 6023 atualizada. Em caso de publicações na área da saúde, serão aceitos em formato Vancouver.

k) Sobre os autores: opcional. Breve descrição.

l) Revisão gramatical: Indicar créditos do responsável pela revisão, nome completo, e-mail e site, se houver.

 

► NORMALIZAÇÃO   

► Citações  

A Eduniso orienta que as citações, sejam indicadas de forma direta ou indireta, padronizadas de maneira que o autor citado seja incluído no texto, conforme exemplos: 

Citação Direta – transcrição textual de parte da obra do autor consultado, indicar entre parênteses ano e número da página:  

Exemplo 1: De acordo com Bruhns (2009, p. 13), “A natureza não é mais considerada um objeto a explorar, mas incluída em um processo de parceria.” 

Exemplo 2: Conforme Oliveira (2011, p. 101) “Mais do que narrar fatos e compilar versões, a imprensa clandestina sob a ditadura impôs-se a missão de combatê-la.” 

Nas referências:

BRUHNS, H. T. A busca pela natureza: turismo e aventura. Barueri: Manole, 2009.

OLIVEIRA, J. M. Imprensa clandestina. In: CARVALHO, R. et al. (org.). As capas desta história. São Paulo: Instituto Vladimir Herzog, 2011. p. 101-313.

Citação indireta – texto baseado na obra do autor consultado, indicar entre parênteses o ano, número de página é opcional:  

Exemplo 3: Como esclarece Bauman (2005), para ser burguês não bastava ter nascido na burguesia, mas era preciso viver a vida como burguês.  

Exemplo 4: Sobre os vírus, que são inativos em alimentos, Gava et al. (2010) ressalta que são espécies específicas, que causam doenças em vegetais, incapazes de infectar células animais, e vice-versa. 

Nas referências:

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. 

GAVA, A. J. et al. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2010. 

Citações com mais de 3 linhas:

A citação que ultrapassa três linhas deve estar em parágrafo distinto, recuado 4 cm da margem esquerda do texto, terminando na margem direita. Deve ser apresentada sem aspas, fonte tamanho 10, espaçamento antes 12, depois 18 e espaçamento entrelinhas simples. Para indicar supressão de texto na citação utilizar o símbolo [...].

Exemplo 5: Sobre a dependência excessiva dos outros, Bazzo e Pereira (2010, p. 145), defendem que:      

[...] para vencer essa barreira, devemos constantemente procurar resolver pessoalmente os problemas. Esta dependência, no entanto, não significa que pessoas com mais experiência e conhecimentos não devam ser consultadas. Ao contrário, procurarmos informações e sugestões de indivíduos mais experientes – vendedores, clientes ou técnicos – tem o efeito direto de aumentar os nossos conhecimentos e estimular a geração de ideias.

Nas referências:

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

Citações de trabalhos publicados em eventos:

Exemplo 6: Como afirmam Andrade e Goldemberg (2005, p. 9) “[...] o regente de coro amador exerce um papel importante como educador musical e que a voz é um instrumento eficiente no processo de musicalização.”

Nas referências:

ANDRADE, M. A. M.; GOLDEMBERG, R. Uma realidade brasileira: o canto coral como meio de musicalização em grupo. In: CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13., 2005, Campinas. Caderno de resumos [...]. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 9-10.

Exemplo 7: Pinheiro e Dias (2019), afirmaram que durante o estudo e acompanhamento dos animais, não houve óbitos.  

Nas referências:

PINHEIRO, Letícia de S.; DIAS, Lilian M. K. Avaliação da influência do Kefir na suplementação de cordeiros. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 22.; ENCONTRO DE EXTENSÃO, 17.; ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2., 2019, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2019. p. 34. Tema: Desenvolvimento sustentável: saúde e bem-estar, promoção da vida saudável para todos. Disponível em: http://conference.uniso.br/index.php/epic/epic2019/paper/view/1805/161. Acesso em: 18 fev. 2020.

Citação obtida por informação verbal (entrevistas, palestras, debates, comunicações, etc.)

Para citar informações obtidas oralmente, indique a expressão ‘informação verbal’ entre parênteses, logo após a citação. Os dados disponíveis para identificação devem ser informados somente em nota de rodapé.

Exemplo 8:

Até três linhas:

          “As vezes eu preciso pedir alguma coisa na sala dos professores, mas eu não vou; fico com medo, sei lá do que.” (informação verbal)1


No rodapé da folha:

_________________________
1 Relato da aluna do 8º ano do Ensino Fundamental em entrevista à autora.


Exemplo 9:

Com mais de três linhas:

Adoro bater papo com os professores sobre a matéria e as coisas que eu faço no meu dia-a-dia. Mas na hora do intervalo os alunos não podem entrar na secretaria e nem na sala dos professores. Por um lado, eu acho certo, pois os professores precisam de paz em alguns momentos.2

No rodapé da folha:

_________________________
2 Relato da aluna do 3º ano do Ensino médio em entrevista à autora.

Notas de rodapé: Utilizar para indicações, notações ou apontamentos ao texto, no final das folhas em que são mencionadas. Servem para abordar pontos que não devem ser incluídos no texto, para não o sobrecarregar. O texto da nota de rodapé deve ser digitado em espaço simples, dentro das margens e com letra tamanho 10.

Exemplo 10:

Pretendiam responder a problemática que paulatinamente se inscreve no percurso freudiano, ou seja, a de como se constitui a produção de representações no aparelho psíquico, considerando-se o primado do registro econômico na metapsicologia5.

No rodapé da folha:

_________________________
5 Termo criado por Freud para designar a psicologia por ele fundada, considerada na sua dimensão mais teórica.

► Expressões

Abaixo seguem as expressões utilizadas para abreviar dados da obra citada. Apud e et al. (sempre em itálico, conforme atualização da ABNT) são as únicas expressões que podem ir tanto no texto quanto em nota de rodapé. As demais, apenas em nota de rodapé (nunca no corpo do texto):

Exemplo de quadros (linhas laterais fechadas):

Quadro 1 – Modernismo x Pós-modernismo
 Modernismo  Pós-modernismo
 Cultura elevada  Banalização do cotidiano
 Estetização  Desestetização
 Interpretação  Processo/Pastiche
 Obra/Originalidade  Conteúdo/Configuração
 Hermestismo  Fácil compreensão
 Conhecimento superior  Jogo com arte
 Oposição ao público  Participação do público
 Crítica Cultural  Comentário cômico, social
 Afirmação da arte  Desvalorização obra/autor
Fonte: Santos (2004, p. 42).

                                                                                                 

  Quadro 2 – Lista de expressões latinas a utilizar em nota de rodapé
Expressão latina - abreviatura Significado Utilização
 apud  Citado por A expressão indica que não se teve acesso à obra original e é utilizada para referenciar a citação da citação (citação indireta).
 Confer - Cf.  Confira, compare Usada para recomendar consulta a um trabalho ou nota.
 Ibidem - Ibid.  Na mesma obra Indica autor e obra já citados, porém com página diferente.
 Idem - Id.  Do mesmo autor Sinaliza que o nome autor já foi citado anteriormente, não havendo a necessidade de mencioná-lo repetidamente. Entretanto, a expressão “Idem” ou "id." pode ser usada somente nas notas de rodapé e não no corpo do texto. 
 Loco citato - loc. cit.  No lugar citado Indica obra já citada, com mesma página, mas com intercalação de notas.
 Opus citatum, opere citato -
 op. cit.
 Na obra citada Indica obra já citada, porém com página diferente, quando houver intercalação de outras notas. Só pode ser usada na mesma página da citação a que se refere.
 Passim  Aqui e ali Indica informação retirada de diversas páginas do documento referenciado, sem indicar as páginas precisas.
 Et sequentia - et seq.  Seguinte ou o que segue Usada quando não se quer citar todas as páginas da obra referenciada, indicando-se somente a primeira página.
Fonte: Adaptado de: Araújo (2014).

►Elementos gráficos

Em caso de elementos gráficos/imagens, inserir no corpo do texto e anexar no sistema como documento complementar nos formatos originais (jpeg, jpg, png, psd etc.) em arquivos separados e em alta-definição. Tabelas e gráficos, editáveis no corpo do texto. Todos os elementos gráficos (ilustrações, figuras, quadros, tabelas, gráficos, etc.) devem ser citados, inserido o mais próximo possível do texto a que se refere, na forma abreviada ou por extenso, entre parênteses. A identificação é feita na parte superior, precedida pela palavra designativa (de acordo com o tipo de ilustração), seguida do número de ordem de ocorrência no texto, travessão e título. Na parte inferior, indicar a fonte consultada; quando elaborada pelo próprio autor ou adaptada, inserir:  

1) Ilustração de autoria própria informar: Elaboração própria;

2) Ilustração adaptada informar: Adaptado de: inserir a fonte.

Exemplo de gráfico:

Grafico 1 -  Escolaridade: empregos formais

Fonte: SOROCABA (SP). Prefeitura de Sorocaba. Guia de informações estatísticas = Statistical information guide: edição 2018-2019. Sorocaba, 2019. p. 19. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1135H7rOQhKHBcvdJXBEg30RyOQ_BtTwE/view. Acesso em: 28 mar. 2023.

Obs.: A Eduniso sugere utilizar a 2ª opção (Quadro 1) para indicar a fonte. A referência completa inserir na lista, no final do livro.

Exemplo de tabela (sem linhas laterais): 

Tabela 1 – Índice de isolamento dos municípios, segundo as Grandes Regiões e a população - 2010
Fonte: IBGE (2017).

► Referências 

AGUIAR, A. A. de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

ARAÚJO, P. C. de. Normas para apresentação de documentos científicos: citações e notas de rodapé. Curitiba: UFPR, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/35075/Aula%203%20%20Cita%C3%A7%C3%
B5es%20e%20notas%20de%20rodap%C3%A9%20%2805%20e%2006.05.2014%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y
. Acesso em: 29 mar. 2023.

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009.

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, 2007. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/
contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72
. Acesso em: 22 mar. 2007.

DOREA, R. D. et al. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

IBGE. Coordenação de Geografia. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro, IBGE, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

MOSAICO. [Compositor e intérprete]: Toquinho. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2005. 1 CD (37 min).

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 42.

SOROCABA (SP). Prefeitura de Sorocaba. Guia de informações estatísticas = Statistical information guide: edição 2018-2019. Sorocaba, 2019. p. 19. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1135H7rOQhKHBcvdJXBEg30RyOQ_BtTwE/view. Acesso em: 28 mar. 2023.

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

 

    Para garantir a padronização e qualidade das publicações, a Eduniso adota as normas:
    ABNT NBR 6029 - Informação e documentação: livros e folhetos;
    NBR 10520 - Citações;
    NBR 6024 - Numeração Progressiva;
    NBR 6023 - Referências;
    NBR 14724 - Apresentação de trabalhos acadêmicos;
    Norma Vancouver

Diretrizes atualizadas em 04/04/2023.  

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.