Critérios de avaliação

O texto submetido à Eduniso, se aceito na pré-avaliação, é encaminhado à pareceristas, que avaliará no sistema duplo cego, a relevância do tema abordado. Os nomes dos(as) pareceristas,  permanecem em sigilo durante o processo de avaliação e após publicação. 

Ao receber o convite para colaborar na avaliação de texto submetido à Eduniso, os pareceristas têm prazo de uma semana para confirmar disponibilidade. Caso não confirme, o convite é dispensado e o texto é encaminhado para novo parecerista. 

Após confirmação de aceite para realizar a avaliação, os pareceristas têm o prazo de três meses para devolução dos pareceres, tempo médio estimado para finalizar a etapa de avaliação. Este tempo está condicionado a disponibilidades dos pareceristas.  

Orientado por um formulário de avaliação, disponível no sistema da editora, os pareceristas analisam a organização, estrutura do texto; referências; produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica. 

Na avaliação duplo cego as identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas, assim, é imprescindível que o texto não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.

Os avaliadores levarão em consideração os seguintes critérios:

► Adequação do título;

► Clareza do tema e definição dos objetivos;

► Qualidade da abordagem e das referências; 

► Articulação coerente das ideias;

► Qualidade da conclusão e contribuições à área que se destina. 

Os resultados das avaliações podem ser: aceitar, aceitar com modificações ou rejeitar.

a) Aceitar: os pareceristas anexam o formulário preenchido com as observações a favor da publicação.

b) Aceitar com modificações: os pareceristas apontam as alterações recomendadas, com anotações em campo próprio do formulário de avaliação ou no corpo do texto. Quando aceito com modificações, o autor deve identificar no texto, as alterações. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para análise detalhada das modificações e parecer final.

c) Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, acompanhados dos respectivos pareceres, sem a identificação dos pareceristas.

Em caso de controvérsias quanto à avaliação de um mesmo texto, o manuscrito é encaminhado a outros pareceristas, a fim de se obter parecer conclusivo.  

Decisões em relação à publicação dos textos são de responsabilidade dos membros do conselho editorial, com base na avaliação dos pareceristas.

► Quando a avaliação for favorável a publicação, os autores devem providenciar revisão gramatical do texto e indicar na página final, os créditos do responsável pela revisão (nome completo e endereço eletrônico). Para atender esta solicitação, será acrescido prazo, acordado entre as partes, para entrega final dos arquivos.

IMPORTANTE: Os autores se responsabilizam pelos custos com a revisão gramatical.   

Após atender as solicitações de revisão gramatical, o texto passa à fase de produção, compreendida pelas etapas de revisão, normalização, diagramação, criação de capa e publicação.

Aos editores reservam-se o direito de recusar textos entregues fora dos critérios aqui estabelecidos. 

Página atualizada em 06/04/2023.